Em busca da cura

Boa tarde!!

Há algumas semanas, eu encontrei uma matéria de revista que uma amiga tinha recortado para mim, em que a autora contava sobre a sua luta contra a esclerose múltipla. Tema recorrente para a maioria de nós, que já ouviu milhares de histórias que poderíamos seguir para tentar melhorar… Essa, no entanto, foi mais significativa para mim, conseguiu me tocar de forma diferente!

A matéria em questão foi escrita por Laura Pires, uma arquiteta que descobriu a esclerose depois de um surto que debilitou a visão e, posteriormente, a locomoção. Como nós sabemos, é difícil chegar ao diagnóstico e, quando isso acontece, passamos por uma sessão de pulsoterapia (grande quantidade de corticóide) para amenizar o surto e ajudar o corpo a se recuperar. Ao começar esse tratamento, Laura descobriu uma espécie de alergia ao medicamento, e precisou descontinuar seu uso. 

Frente a essa situação, praticamente sem saída para os padrões da medicina ocidental, Laura foi à Índia em busca da cura, mas acabou encontrando sua essência! Chegando lá, passou por tratamentos da Ayurveda, medicina milenar indiana, que consistia em terapias à base de óleo e ervas, além de Yoga e Pranayama (meditação). Mais do que melhorar dos sintomas da esclerose múltipla, Laura conta que passou por uma transformação interna, encontrando a paz interior!

Ao ler tal história, fui inundada por uma onda de esperança e otimismo, e me interessei muito em conhecer melhor a Ayurveda! Para isso, adquiri alguns livros, como “O sabor da harmonia”, de Laura Pires, “Em busca da cura”, de Marcus Fahr Pessoa, companheiro de Laura nesse momento, e “Ayurveda, a ciência da autocura”, de Vasant Lad. Com essas obras, aprendi muito sobre o verdadeiro valor do ser e como nós devemos nos comportar para alcançarmos a saúde do corpo e da alma! Porém, percebi que ainda tenho muito o que descobrir sobre essa medicina oriental a ponto de conseguir colocá-la em prática na minha vida, pois são mudanças internas muito profundas, que não encontram espaço na minha vida atualmente.

Sei que caminhamos errado até o momento em que nosso corpo ou alma grita e somos obrigados a mudar, porém essa filosofia de vida ocidental tem me obrigado a agir assim… Espero que a busca da minha essência não demore muito para começar, e eu encontre brechas na vida corrida alcançá-la!

Para os que se interessaram, Laura tem um blog em que nos orienta acerca da Ayurveda e de receitas para equilibrarmos nossos doshas: http://buscadaessencia.blogspot.com.br/

Finalizo com um trecho do livro de Marcus para refletirmos:

“Às vezes a vida nos impõe desafios que nos deixam perplexos, e nos assustam. Hoje, acredito que eles acontecem para nos transformar, tirar de nós o que de outra forma não manifestaríamos. Quando o susto passa, se devolvemos ao mundo o que ele exige e não fugimos da responsabilidade em que a surpreendente situação nos coloca, tornamo-nos pessoas mais ricas e fortes.”

Saúde e paz a todos!

9788577343492 images (1)

Deixe uma resposta

